Header Ad

Setor florestal de MS pode se fortalecer com alternativas de cultivo

30 de novembro de -0001
6 Visualizações

Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado no ranking nacional em área plantada de eucalipto, com 950 mil hectares. Geralmente associamos a produção de florestas com o cultivo de eucalipto. Entretanto, a área florestal permite investimentos em diversas outras áreas, como a erva-mate e o bambu.

Para entender mais sobre o uso do bambu e seu mercado e as potencialidades do cultivo de Erva Mate, o SENAR/MS -Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vai realizar no próximo dia 28 de abril em Ponta Porã o Ciclo de Palestras do Programa Mais Floresta: Produção de Erva Mate e Produção de Bambu. O evento vai trazer grandes especialistas nacionais para apresentar as potencialidades destas culturas.

“No caso da erva-mate, além ter um mercado promissor, haja vista que importamos grandes volumes de outros estados, ela poderia ser cultivada em vários municípios do sul do Estado. Esta cultura tem forte apelo social, pois ocupa a mão de obra familiar, gerando renda e diversificação da produção”, aponta o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Mais Floresta do SENAR/MS, Clovis Tolentino.

Já o bambu é um outro tipo de cultivo que pode ser uma fonte de diversificação da renda. A gramínea apresenta 252 espécies nativas no Brasil e, além do cultivo para fins comerciais em alguns Estados, é utilizada para recuperação de áreas degradadas.

“Entendo que são boas as perspectivas para esses seguimentos. Temos vivido uma fase de expansão com o cultivo do eucalipto. Outras culturas florestais também podem se aproveitar deste momento, entretanto, tudo depende da existência de mercado consumidor para produção. Por isso que realizamos eventos como estes, para que especialistas possam falar destas oportunidades”, explica Tolentino.

Ao final do Mais Floresta, haverá uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae/MS para que os participantes possam interagir com empresas e ofertantes de serviços, fomentando assim novos negócios.

O Evento é gratuito. Para participação é necessário fazer a inscrição pelo endereço eletrônico www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta. Para quem não puder estar em Ponta Porã, existe a possibilidade de acompanhar as palestras pela internet fazendo a inscrição no mesmo endereço eletrônico, entretanto na modalidade “evento online”.

Programa Mais Floresta – O Programa Mais Floresta foi criado pelo SENAR/MS e tem como objetivo difundir informações das potencialidades de investimento na área florestal, de modo que o produtor rural possa tomar suas decisões de investimento com base em informações estratégicas.

Serviço:
Programa Mais Floresta: Produção de Erva Mate e Produção de Bambu
Data: 28 de Abril de 2017
Hora: 9h horário de Brasília / 8h Horário de MS
Local: Auditório do Sindicato Rural de Ponta Porã
Endereço: Rua Coronel Ponce, S/N – Parque de Exposições Alcindo Pereira – Ponta Porã (MS)

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senarms.org.br

 

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares5 views

Comprimidos em excesso encontrados na cela de Sérgio Cabral

CONEWS - jun 24, 2017

Em uma fiscalização de surpresa na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro,…

Sarney Filho nega retaliação da Noruega e diz que desmatamento vai voltar a cair
Brasil
0 shares20 views
Brasil
0 shares20 views

Sarney Filho nega retaliação da Noruega e diz que desmatamento vai voltar a cair

CONEWS - jun 24, 2017

Em entrevista à imprensa convocada para esclarecer detalhes do corte do governo norueguês, Sarney Filho negou que tenha havido retaliação…

Receita Federal alerta para envio de falsas intimações pelos Correios
Brasil
0 shares24 views
Brasil
0 shares24 views

Receita Federal alerta para envio de falsas intimações pelos Correios

CONEWS - jun 24, 2017

Trecho da correspondência falsa enviada em nome da Receita Federal para contribuintes ReproduçãoTradicionalmente aplicado por e-mail, esse tipo de golpe…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.