Header Ad

Líder da Rede pede retirada de pauta da PEC da Vaquejada

30 de novembro de -0001
37 Visualizações

O líder da Rede, deputado Alessandro Molon (RJ), defendeu há pouco a retirada de pauta da proposta (PEC 304/17) que acaba com os entraves jurídicos para a realização das vaquejadas – já elevadas à categoria de patrimônio cultural por meio da Lei 13.364/16, em vigor desde novembro último.

O texto altera a Constituição para estabelecer que não são consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que essas atividades sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos bichos.

Molon citou decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamenta a prática das vaquejadas.

“O STF entendeu que deve prevalecer o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, porque trata-se de um direito que cuida de algo que diz respeito ao indivíduo, à sociedade e às futuras gerações, e, por essa razão, declarou inconstitucional a vaquejada pelo sofrimento que provoca nos animais”, declarou Molon.

Regulamentação
Por sua vez, o deputado Domingos Neto (PSD-CE) disse que o objetivo da PEC é aprovar a regulamentação de uma nova vaquejada, com novos regulamentos. “Uma vaquejada com rabo artificial, com proteção para o cavalo, com uma nova cama de areia, garantindo proteção ao animal”, disse.

Segundo Neto, não se está falando apenas da vaquejada, mas de todos os esportes equestres, como o rodeio, prova de laço, tambor e até para o hipismo. “Precisamos muito que essa PEC, já aprovada pelo Senado, seja aprovada para preservar a cultura, a história e a economia”, disse.

PSDB, Psol, Rede e PV recomendam a retirada de pauta.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

RECOMENDAMOS

Abrigos LGBT se espalham e reúnem histórias de orgulho e superação
Brasil
0 shares30 views
Brasil
0 shares30 views

Abrigos LGBT se espalham e reúnem histórias de orgulho e superação

CONEWS - jun 28, 2017

Sala de aula da Casa TransvestCasa Transvest/Divulgação"Tinha todos os privilégios do homem cisgênero e heterossexual, e usei isso a favor…

Brasil
0 shares32 views

Polícia Federal suspende emissão de passaportes

CONEWS - jun 28, 2017

A Polícia Federal (PF) suspendeu a emissão de novos passaportes. A medida vale para quem tentou fazer a solicitação depois…

Câmara aprova MP que cria normas para regularização fundiária
Brasil
0 shares34 views
Brasil
0 shares34 views

Câmara aprova MP que cria normas para regularização fundiária

CONEWS - jun 28, 2017

Votação na Câmara foi marcada pela obstrução de deputados oposicionistasWilson Dias/Agência BrasilA MP já havia sido aprovada pela Câmara, mas…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.