Header Ad

Sejudh reúne gestores de unidades prisionais de Mato Grosso

30 de novembro de -0001
6 Visualizações

Gestores das 55 unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso estão reunidos nesta semana, em Cuiabá, no sexto encontro de dirigentes para atualização dos procedimentos operacionais da área e alinhamento de atividades administrativas e gerenciais. O encontro segue até sexta-feira, 12 de maio, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. 

Na abertura do encontro nesta quarta-feira, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos¿, Airton Siqueira Junior, destacou a evolução operacional nas unidades prisionais decorrente da qualificação que os agentes penitenciários obtiveram ao longo dos últimos seis anos.

“A administração do governador Pedro Taques está empenhada bem melhorar a gestão da administração penitenciária, com estabelecimento de metas e indicadores. Paralelamente a esse trabalho estamos atuando com os recursos federais já assegurados na ampliação e construção de unidades, para minimizar a lotação do sistema. Evoluímos muito em alguns aspectos, com esforço de muitos profissionais que estão batalhando pelo sistema penitenciário, mas temos muito a avançar, e este encontro serve para alinharmos o trabalho e definir nossas metas de cumprimento”, destacou o secretário. 

Presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário, João Batista reforçou que a boa gestão das unidades prisionais passam pela atualização de procedimentos e também conhecimento da execução penal, assuntos que serão abordados no encontro. 

Representando a Corregedoria Geral de Justiça, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, pontuou sobre o mutirão processual desenvolvido nos polos judiciais e falou da melhoria necessária em algumas unidades prisionais, como ampliação de espaço. A magistrada também destacou os pontos positivos encontrados nas visitas, a exemplo da oficina de costura instalada na cadeia de Cáceres; o projeto de ressocialização da Penitenciária de Água Boa com emprego de reeducandos na poda de teca em uma fazenda da região e as salas de aula da unidade de Primavera do Leste e aulas de violão em São Félix do Araguaia.

Conhecedor de alguns projetos de ressocialização no sistema penitenciário estadual, o desembargador Gilberto Giraldelli, que coordena o Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, enfatizou a necessidade de ampliar ainda mais essas atividades como forma de contribuir para que a reincidência criminal tenha redução.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil- MT, Waldir Caldas, ressaltou o avanço na qualidade operacional nas unidades prisionais e frisou a necessidade de ampliação de atividades laborais de ressocialização dos reclusos.

Integração

Presente à abertura do evento, o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, observou a integração entres as forças de segurança e Sistema Penitenciário para que problemas dentro e fora das unidades fossem evitados ou minimizados. “Tenho plena certeza de sem integração não alcançamos bons resultados. Essa integração é fundamental para apoiar qualquer um dos integrantes em momento de dificuldade”.

Nova Chance

A presidente da fundação Nova Chance, Cíntia Selhorst, apresentou alguns números relativos ao trabalho remunerado de reeducandos, tanto do regime semiaberto, quanto fechado. Atualmente, 1.500 presos do regime semiaberto atuam em alguma atividade remunerada, intermediada pela fundação. Cíntia pontuou ainda que algumas empresas tem manifestado interesse em contratar formalmente reclusos, pelo regime da CLT, com assinatura em carteira e direito a trabalhistas, em virtude do bom trabalho desenvolvido por alguns reeducandos. 

Encontro

O evento segue até sexta-feira, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, das 8 às 12 e das 13h30 às 19h. Informações pelo telefone 9.9987-3616.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares24 views

Polícia Federal suspende emissão de passaportes

CONEWS - jun 28, 2017

A Polícia Federal (PF) suspendeu a emissão de novos passaportes. A medida vale para quem tentou fazer a solicitação depois…

Câmara aprova MP que cria normas para regularização fundiária
Brasil
0 shares27 views
Brasil
0 shares27 views

Câmara aprova MP que cria normas para regularização fundiária

CONEWS - jun 28, 2017

Votação na Câmara foi marcada pela obstrução de deputados oposicionistasWilson Dias/Agência BrasilA MP já havia sido aprovada pela Câmara, mas…

Brasil
0 shares27 views

Morre ex-juiz colombiano que tentou expulsar Pelé de campo e acabou expulso

CONEWS - jun 27, 2017

Morreu no início desta semana, em Medellín, na Colômbia, o ex-árbitro Guillermo Velásquez, aos 84 anos, celebrizado na história do…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.