Header Ad

Nelson Nery Junior destaca responsabilidade da advocacia para a construção do Direito no país

30 de novembro de -0001
26 Visualizações

    Citado em mais de 650 mil acórdãos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 2 mil no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado e consultor jurídico Nelson Nery Junior é um dos mais importantes exemplos brasileiros da importância da advocacia para a construção da jurisprudência no país.

    Mestre, doutor e livre-docente em Direito, ele avaliou os princípios fundamentais do novo Código de Processo Civil durante o congresso promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    Em Cuiabá, Nelson Nery Júnior ressaltou a importância da advocacia para a construção do Direito no Brasil. “Quem faz chegar as teses ao STJ e STF são os advogados, porque se não se apresenta o recurso, a tese não chega lá, então é muito interessante e de muita responsabilidade o trabalho da advocacia”, ressaltou.

    Crescido em uma família de magistrados, ele afirma sentir tranquilidade ao afirmar que, infelizmente, ainda existe um preconceito por parte dos juízes, que acham que advogados e promotores são “menores” que eles. Da mesma forma, lembra que os promotores também agem da mesma forma em relação à advocacia.

    “Juiz acha que advogado é mal preparado, é picareta, confunde o advogado com a pessoa do cliente. Se você é advogado de alguém que cometeu um crime, um advogado criminal, o juiz acha que você é o traficante, o assassino… Esse tipo de coisa é difícil de combater porque é cultural”, comentou.

    Contudo, Nelson Nery Junior faz questão de destacar que ao cumprir sua função, levando as teses aos tribunais superiores, existe sim uma grande responsabilidade da advocacia para a construção, não apenas na jurisprudência, mas do próprio Direito

Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares13 views

Comprimidos em excesso encontrados na cela de Sérgio Cabral

CONEWS - jun 24, 2017

Em uma fiscalização de surpresa na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro,…

Sarney Filho nega retaliação da Noruega e diz que desmatamento vai voltar a cair
Brasil
0 shares21 views
Brasil
0 shares21 views

Sarney Filho nega retaliação da Noruega e diz que desmatamento vai voltar a cair

CONEWS - jun 24, 2017

Em entrevista à imprensa convocada para esclarecer detalhes do corte do governo norueguês, Sarney Filho negou que tenha havido retaliação…

Receita Federal alerta para envio de falsas intimações pelos Correios
Brasil
0 shares24 views
Brasil
0 shares24 views

Receita Federal alerta para envio de falsas intimações pelos Correios

CONEWS - jun 24, 2017

Trecho da correspondência falsa enviada em nome da Receita Federal para contribuintes ReproduçãoTradicionalmente aplicado por e-mail, esse tipo de golpe…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.