Header Ad

Aberta consulta pública para criar regulamento de identidade e qualidade de peixe congelado

30 de novembro de -0001
20 Visualizações

Objetivo é estabelecer na legislação padrões físico-químicos específicos para o produto

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) abriu nesta sexta-feira (16) consulta pública, pelo prazo de 60 dias a contar desta data, para receber propostas para instrução normativa que estabelece o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade que deve atender o peixe congelado. A medida faz parte do Agro+, plano de modernização, desburocratização e simplificação das normas e procedimentos do Mapa. A consulta pública foi aberta foi meio da Portaria nº 136, publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. O objetivo da proposta é estabelecer na legislação padrões físico-químicos específicos para o peixe congelado para auxiliar a fiscalização no controle oficial de muitas adulterações químicas, falsificações, deterioração e garantir a qualidade do alimento.

A ausência de um regulamento técnico possibilita uma concorrência desleal entre os estabelecimentos produtores, importadores e exportadores, onerando empresas que aplicam rígidos controles de qualidade. Além disso, põe em risco a saúde pública.

Outros pontos importantes do RTIQ são a agilização dos registros dos produtos (com a regulamentação, os registros passarão a serem automáticos), a redução do número de processos de registros analisados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF); a padronização da inspeção quanto aos critérios de julgamento do peixe congelado e das formas de apresentação dos cortes comerciais.

A aprovação do regulamento protegerá ainda mais o consumidor e atenderá pedidos de associações, sindicatos e indústrias de pesca e aquicultura do Brasil e o mercado internacional.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser enviadas pelo email cnt.dipoa@agricultura.gov.br ou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Coordenação de Normas Técnicas da Coordenação-Geral de Programas Especiais, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária  –  CNT/CGPE/DIPOA, Esplanada dos Ministérios – Bloco D – Anexo A – Sala 414 A – CEP 70.043-900 – Brasília – DF.

Mais informações à imprensa:Coordenação-Geral de Comunicação Socialimprensa@agricultura.gov.br

 

 

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares33 views

Temer: se reforma da Previdência não for votada este ano, será no início de 2018

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer disse neste domingo (10) que a reforma da Previdência será aprovada, se não em 2017, "no…

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso
Brasil
0 shares29 views
Brasil
0 shares29 views

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso

CONEWS - dez 10, 2017

Às vésperas do recesso legislativo, que oficialmente começa no dia 23, os próximos 10 dias úteis de trabalho no Senado…

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina
Brasil
0 shares32 views
Brasil
0 shares32 views

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer declarou neste domingo (10) que a economia do Brasil deixou a recessão para trás com a…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.