Header Ad

Indicador que mede atividade econômica do país avança 0,4% em novembro

30 de novembro de -0001
21 Visualizações

Em novembro, o Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil, que mede a atividade econômica do país e tenta antecipar a direção da economia brasileira a curto prazo, avançou 0,4% em relação ao mês anterior. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e a instituição The Conference Board (TCB) divulgaram hoje (16) que o indicador alcançou 100,2 pontos

Dos oito componentes considerados para o índice, quatro contribuíram positivamente para o resultado em novembro: o Índice de Expectativas da Sondagem da Indústria; o Índice de Termos de Troca; o Índice de Produção Industrial de Bens de Consumo Duráveis; e o Quantum de exportações.

Cada um desses componentes vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas, segundo a FGV. O agregado dos indicadores individuais em um índice composto filtra os chamados “ruídos”, colaborando para que a tendência econômica efetiva seja revelada, informou a entidade.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, também elaborado pelo Ibre/FGV e pelo TCB, que mensura as condições econômicas atuais, subiu 0,3% entre outubro e novembro, atingindo a marca de 96,6 pontos. Nos dois meses anteriores, considerando-se a revisão de dados, o indicador havia recuado 0,2% em outubro e 0,3% em setembro.

“O recuo observado na variação mensal do Iace em outubro havia marcado também uma reversão de tendência de crescimento contínuo em sua série de variações semestrais. Apesar de a variação de novembro do indicador voltar a ser positiva, a taxa de variações semestrais manteve a queda, caracterizando uma adaptação das expectativas com relação ao nível de atividade da economia brasileira”, disse, em nota, Paulo Picchetti, pesquisador do Ibre/FGV.

“O contexto desta adaptação pode ser mensurado pelo comportamento do ICCE, cuja variação mensal positiva em novembro ainda não foi suficiente para trazer a variação semestral para o terreno positivo”, acrescentou o pesquisador.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares28 views

Temer: se reforma da Previdência não for votada este ano, será no início de 2018

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer disse neste domingo (10) que a reforma da Previdência será aprovada, se não em 2017, "no…

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso
Brasil
0 shares26 views
Brasil
0 shares26 views

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso

CONEWS - dez 10, 2017

Às vésperas do recesso legislativo, que oficialmente começa no dia 23, os próximos 10 dias úteis de trabalho no Senado…

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina
Brasil
0 shares27 views
Brasil
0 shares27 views

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer declarou neste domingo (10) que a economia do Brasil deixou a recessão para trás com a…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.