Header Ad

Pesquisa CNI mostra queda nos índices de atividade industrial em novembro

30 de novembro de -0001
19 Visualizações

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (16) a pesquisa Sondagem Industrial correspondente ao mês de novembro. Ela mostra continuidade na queda dos índices da atividade industrial, embora em ritmo menos intenso. O indicador de emprego mostra a tendência do mês com menos empregos no setor, mas com uma queda menor se comparado com o ano anterior.

De acordo com o sistema utilizado pela pesquisa, todos os índices abaixo de 50 pontos indicam queda (quanto menor o número, maior a queda do índice) e, acima dessa marca, um aumento. O indicador de número de empregados permaneceu estável em 45,8 pontos, ou seja, continua caindo, embora menos do que caía em 2015. Naquele ano, foram registrados 42 pontos.

A produção foi melhor do que no mês passado, mas também abaixo dos 50 pontos. Nessa leve melhora, passou de 45,8 pontos para 47 pontos. Todos os quatro índices de expectativa (demanda, número de empregados, compra de matérias-primas e quantidade exportada) estão abaixo da linha dos 50 pontos. Com exceção do número de empregados, todos os índices chegaram a atingir números positivos em algum momento, o que durou até os meses de setembro e outubro, mas caíram em novembro.

O índice de intenção de investimento, medido pela pesquisa, segue a tendência. A boa perspectiva está na reação dessa intenção, que vem em tendência de melhora desde abril, embora ainda não atinja um patamar positivo. Naquele mês, a intenção de investimento ficou abaixo de 40 pontos e agora chega aos 44,6 pontos.

Avaliação do governo Temer

Na manhã de hoje a CNI havia divulgado uma pesquisa sobre a avaliação da população sobre o governo do presidente Michel Temer. O governo Temer foi avaliado como ruim ou péssimo por 46% dos brasileiros entrevistados. O percentual de pessoas que consideram o governo regular é de 35% e os que avaliaram como ótimo ou bom somam 13%. Outros 6% não sabem ou não responderam.

RECOMENDAMOS

Estudo sobre macrologística brasileira deve ser apresentado em dezembro
Brasil
0 shares4 views
Brasil
0 shares4 views

Estudo sobre macrologística brasileira deve ser apresentado em dezembro

CONEWS - dez 11, 2017

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participou hoje (11), em Campinas, no interior de São Paulo, da…

Brasil
0 shares12 views

Ex-assessor de Cabral diz que esquema de corrupção movimentou R$ 500 milhões

CONEWS - dez 11, 2017

O juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, ouviu hoje (11) cinco acusados de participar…

Brasil
0 shares12 views

Teatro da Uerj apresenta nesta quarta-feira homenagem a compositoras brasileiras

CONEWS - dez 11, 2017

A Divisão de Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta, no próximo domingo (17), os últimos …

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.