Header Ad

Índice de confiança do comerciante tem leve alta em Piracicaba, diz USP

30 de novembro de -0001
20 Visualizações

O Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba (ICV-P) referente a novembro subiu apenas 0,59% em relação ao último trimestre (de agosto a outubro) e passou de 75,87 para 76,32 pontos. O resultado representa uma expectativa do comerciante quase duas vezes maior do que a apurada no mesmo período de 2015, quando o indicador era de 39,83 pontos.

O ICV-P é calculado pela Empresa Júnior de Economia e Administração (Ejea), da USP, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). O objetivo do estudo, conforme a entidade, é medir e informar as expectativas dos lojistas da cidade em relação à economia da região.

A análise dos números de novembro, ainda conforme a Acipi, indica um equilíbrio de comparado ao trimestre anterior, mas também aponta um “salto representativo” na confiança do varejista ao ser comparado com novembro do ano passado.

“Esse equilíbrio pode ser considerado saudável. Não tivemos um crescimento considerável, mas o cenário que vemos hoje, de maneira positiva, não se assemelha ao que se via no ano passado”, comentou em nota o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli.

A Ejea/USP faz também uma decomposição do ICV-P. Na análise individual dos subíndices que compõem o indicador global, conforme a pesquisa, houve um aumento de 7,75% do ICA (Índice de Confiança Atual), devido principalmente ao desempenho das “Vendas Atuais”, que obtiveram resultado positivo de 9,48%.

Já o Índice de Confiança Futura (ICF), que também compõe o ICV-P, recuou 1,82%, puxado por uma queda de 3,68% na expectativa da chamada “Economia Futura”.

“A confiança do lojista parece estar se restabelecendo aos poucos. A melhor notícia para o ambiente do consumo é o arrefecimento da inflação, que perde força mês a mês”, avaliou Checoli. Por outro lado, ele analisa que o relatório da Ejea/USP também mostra uma percepção do comerciante local em relação às expectativas do Banco Central de retração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e recuo da atividade industrial.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares11 views

Ex-assessor de Cabral diz que esquema de corrupção movimentou R$ 500 milhões

CONEWS - dez 11, 2017

O juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, ouviu hoje (11) cinco acusados de participar…

Brasil
0 shares12 views

Teatro da Uerj apresenta nesta quarta-feira homenagem a compositoras brasileiras

CONEWS - dez 11, 2017

A Divisão de Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta, no próximo domingo (17), os últimos …

Reforma da Previdência permitirá ao país entrar em ciclo virtuoso, diz Moreira
Brasil
0 shares20 views
Brasil
0 shares20 views

Reforma da Previdência permitirá ao país entrar em ciclo virtuoso, diz Moreira

CONEWS - dez 11, 2017

 O ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa de fórum sobre a reforma da Previdência, na sede…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.