Header Ad

MTI cria novo sistema on line de vistoria veicular do DETRAN

30 de novembro de -0001
78 Visualizações

Começa a funcionar a partir de hoje (06), o novo serviço de ‘Vistoria Digital’ do DETRAN. O projeto veio para agregar potencial tecnológico ao serviço de vistoria veicular do Governo. O funcionamento passa a vigorar na sede do DETRAN e outras sete Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRANS).

Sobre a provisão desta inovação no serviço de vistoria, a MTI foi a responsável pela criação de um sistema e da infraestrutura tecnológica que operacionalizará comunicação online com a base de dados do órgão. Por meio do aplicativo o vistoriador terá informações do veículo online, em tempo real.

A vistoria digital facilitará ao vistoriador a checagem dos dados e assim, otimizando e reduzindo o tempo de resposta inerente ao processo, onde estima-se 50% de redução comparado com o tempo de vistoria manual. 

O presidente da MTI, Evaristo Fava, explica que por meio do aplicativo é possível a inclusão de até seis fotos do veículo, sendo do motor, traseira do veículo, lacre (numeração) e a do chassi que substituirá o decalque que era realizado no papel. E ainda mais duas avulsas, que de acordo com a necessidade do vistoriador, poderá incluí-las. “Além de oferecer mais agilidade, o projeto contribui para o meio ambiente, transferindo a utilização do papel e toner para a tecnologia embarcada no celular, evitando a produção de resíduos poluentes, contribuindo com a preservação do meio ambiente”.

De acordo com a Diretora de Veículos, Talita Peske, o serviço foi criado com o objetivo de trazer mais rapidez para o cidadão e agilidade para o servidor. “A mudança é que anteriormente, o processo de vistoria era realizado por papel, agora, será pelo celular por meio de aplicativo online, o que torna mais rápido a vistoria de um veículo”, explicou.

As primeiras sete CIRETRANS que serão contempladas com o serviço são: Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Sorriso e Várzea Grande. Além da sede, em Cuiabá. A previsão é que até o final do ano de 2017, outros pólos serão contemplados com o serviço.

Na semana passada, 23 vistoriadores representando as unidades citadas, participaram de treinamento para a utilização efetiva do novo serviço. 

“A MTI agradece a todos que apoiaram e participaram do Projeto no Governo do Estado, em especial ao governador Pedro Taques, que tem acreditado no potencial que a Tecnologia da Informação, sob gestão da MTI no Executivo estadual, tem para melhorar a vida do cidadão”, completou o diretor de Projetos e Software, Marcos Daniel Souza.

 

 

 

 

 

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares13 views

Mulheres ganham 16% a menos do que os homens na Europa

CONEWS - nov 22, 2017

A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o mundo, a…

Brasil
0 shares4 views

Casal Garotinho é acusado de organização criminosa e corrupção

CONEWS - nov 22, 2017

As prisões do ex-governador do Rio Anthony Garotinho e de sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Garotinho, foram determinadas pelo…

Brasil
0 shares20 views

Casal Garotinho é acusado dos crimes de organização criminosa e corrupção

CONEWS - nov 22, 2017

As prisões do ex-governador do Rio Anthony Garotinho e de sua mulher, a também ex-governadora Rosinha Garotinho, foram determinadas pelo…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.