Header Ad

Plano Metropolitano de Cuiabá é discutido em audiência pública

30 de novembro de -0001
17 Visualizações

As audiências públicas para discutir o diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RM-VRC) começaram nesta semana e, nesta quarta-feira (15), foi a vez de Cuiabá receber o debate. Esta é a primeira vez que o plano integrado é discutido no Estado e tem como objetivo identificar problemas e buscar soluções em áreas comuns de seis municípios que integram a região.

A audiência foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de representantes do Poder Público Municipal e Estadual, Movimentos Sociais, Sociedade Civil Organizada, Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), empresa responsável pela elaboração do plano.

“Vivemos o momento da consolidação do diagnóstico. A audiência é a última oportunidade que a população tem para saber o que a empresa do plano integrado já coletou, em termos de função pública”, disse a presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem), Tânia Matos.

As audiências já foram realizadas nos municípios de Nossa Senhora do Livramento (segunda-feira), Acorizal (terça) e também em Várzea Grande na manhã desta quarta-feira. Os encontros prosseguem nesta quinta-feira em Santo Antônio de Leverger e terminam na sexta-feira (17), em Chapada dos Guimarães.

Entre os eixos temáticos para discussão estão: Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (educação, habitação, saúde, turismo, segurança, lazer e esporte); Planejamento do uso e ocupação do solo – Mobilidade e Acessibilidade; Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.

“O principal objeto de trabalho é identificar quais são as chamadas funções públicas de interesse comum. A ideia é gerar uma série de propostas e programas que venham a tratar ações que os municípios sozinhos não poderiam resolver como a gestão hídrica, mobilidade, transporte e problemas sociais”, explicou Alberto Lopes, coordenador e representante do Ibam.

O plano passará agora pelas fases de prognóstico e elaboração do plano e do projeto de lei. Para tal, serão coletados dados, realizadas entrevistas e reuniões com lideranças municipais, audiências públicas, divulgação e oficinas de capacitação. A previsão é que o projeto de lei contendo o plano diretor seja encaminhado à Assembleia Legislativa ainda este ano.

“Os problemas extrapolam o limite da própria comunidade. Temos que preparar a nossa cidade para os avanços e temos que discutir isso de forma regionalizada, chamando a população para participar e buscar soluções”, disse o presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda.

De acordo com o procurador de justiça, Luiz Alberto Scalope, o plano diretor tem também a missão de unificar, reorganizar e integrar as políticas municipais.

“O Plano de desenvolvimento integrado serve para tratar toda região de forma comum, porque temos o mesmo fluxo de gente, de comércio, mercadoria, abastecimento de água. O estado de Mato Grosso é o mais urbanizado do Brasil, e, à primeira vista, isto salta como algo estranho, porque temos tanta área de pasto, pecuária, floresta, mas esse é um problema que a população está dentro dos municípios, das cidades”, pontuou.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

16/03/17 Quinta-feira

Santo Antônio de Leverger

Câmara Municipal – Av. Sto. Antônio, 367, Centro

8h30

17/03/17 Sexta-feira

Chapada dos Guimarães

Câmara Municipal – Av. Fernando Corrêa

8h30

RECOMENDAMOS

Festival de Brasília anuncia vencedores neste domingo
Brasil
0 shares72 views
Brasil
0 shares72 views

Festival de Brasília anuncia vencedores neste domingo

CONEWS - set 24, 2017

Os vencedores do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro serão anunciados hoje (24), durante a cerimônia de encerramento do…

Governo do Rio anuncia criação de Fundo de Segurança com royalties do pré-sal
Brasil
0 shares12 views
Brasil
0 shares12 views

Governo do Rio anuncia criação de Fundo de Segurança com royalties do pré-sal

CONEWS - set 24, 2017

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou hoje (24) a criação do Fundo de Segurança, que terá…

Mesmo poluída, Baía de Guanabara é fonte de renda para milhares de pescadores
Brasil
0 shares16 views
Brasil
0 shares16 views

Mesmo poluída, Baía de Guanabara é fonte de renda para milhares de pescadores

CONEWS - set 24, 2017

Aos 67 anos, Sérgio Souza dos Santos, pescador há 58 anos, lembra com saudades dos bons tempos de pesca na…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.