Header Ad

Conab disponibiliza sistema de leilões para compra de 213,5 mil sacas de conillon pelas indústrias

30 de novembro de -0001
12 Visualizações

Indústrias brasileiras de café utilizarão o Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Companhia nacional de Abastecimento (Conab) para compra de café conillon. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) utilizarão o Sistema na modalidade Compra de Terceiros, numa tentativa de adquirir 213,5 mil sacas de 60kg do café necessário para a produção de blend. Os leilões acontecerão na próxima semana, no dia 22, conforme oito avisos publicados nesta quarta-feira (15).

Com o objetivo de agilizar a operação, a Conab disponibilizará seus armazéns no Espírito Santo para depósito e fará o serviço de classificação do café que for vendido para as indústrias. Os preços de abertura dos leilões serão estipulados pela indústria e divulgados na abertura de cada lote.

A operação acontece após a suspensão da liberação de importação de conillon do Vietnã. Em fevereiro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do imposto de importação de conilon de 10% para 2% para uma cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg entre fevereiro e maio de 2017. A medida havia sido solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após a Conab verificar estoques reduzidos do produto no Espírito Santo, em Rondônia e no sul da Bahia.

Leilões para Terceiros
Qualquer instituição pública ou privada pode utilizar o Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) para realizar operações de comercialização de grãos e insumos com segurança e transparência. Os leilões são realizados pela Companhia por demanda, sem custos para o interessado, e não têm relação com as políticas públicas executadas pela empresa.

Os parâmetros de preços e regras do edital são definidos pelo solicitante do leilão, cabendo à Conab prestar apenas consultoria sobre o funcionamento do Sistema, de forma a auxiliar a organização interessada a atingir seus objetivos. Atualmente, 14 Bolsas de Cereais e Mercadorias estão conectadas ao SEC.

Nos últimos dois anos, o Sistema foi utilizado para negociação de cerca de 4,6 toneladas de produtos de terceiros, proporcionado um rendimento de mais de R$ 3 milhões aos usuários.

Clique aqui para acessar os avisos.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares10 views

PM faz operações na Rocinha e em outras favelas do Rio

CONEWS - set 19, 2017

Batalhões do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro realizam hoje (19) operações em diferentes…

Com 120 dias sem chuva, DF tem período mais longo de seca desde 2010
Brasil
0 shares12 views
Brasil
0 shares12 views

Com 120 dias sem chuva, DF tem período mais longo de seca desde 2010

CONEWS - set 19, 2017

O Distrito Federal completa hoje (19) 120 dias sem chuva. Desde 2010, a região não fica tanto tempo sem chuva,…

Brasil
0 shares21 views

IPC-S recua em cinco capitais brasileiras na segunda semana de setembro

CONEWS - set 19, 2017

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV)…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.