Header Ad

João-de-barro é flagrado construindo ninho em praça de MS; veja vídeo

30 de novembro de -0001
16 Visualizações

Um casal de joão-de-barro foi flagrado construindo um ninho no topo de uma árvore na praça Itanhangá, em Campo Grande. O registro foi feito pelo repórter cinematográfico da TV Morena Edmar Melo.

Nas imagens, é possível ver um joão-de-barro dentro do ninho, perto da porta. Em seguida, o parceiro chega trazendo um pedaço de galho e terra no bico. Assim que ele entra, o outro levanta voo e vai embora, enquanto ele faz pequenos reparos na estrutura do ninho.

Segundo o biólogo Milton Longo, o joão-de-barro é especialista em construir casa. Ele leva em média de 18 dias a um mês para terminar um ninho de barro.

“Ele faz do ninho uma espécie de construção mais refinada do que um ninho trançado e procura ambientes protegidos, como cantos de construções, vigas, árvores e tentam proteger a entrada do ninho”, explicou.

Apesar de todo o trabalho de construção do ninho, é comum a casa de barro ser ocupada por outras aves que reutilizam o ninho e até reformam, segundo Longo.

“Tem ocupação também por maritacas e periquitos que roubam a casa quando não tem ninguém e quando o joão-de-barro volta e vê que o ninho está ocupado, provavelmente, vai embora. Acredito que há uma reutilização do ninho e até reforma nesses casos”, afirmou.

A praça Itanhangá fica na rua Chaadi Scaff, em Campo Grande, e é muito frequentada por praticantes de caminhada e exercícios ao ar livre.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares15 views

Picciani, Melo e Albertassi deixam prisão, mas têm bens bloqueados pelo TRF2

CONEWS - nov 17, 2017

A decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de mandar soltar os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e…

Brasil
0 shares15 views

Reunião para criar Iniciativa Sul-Americana de Segurança será na Argentina

CONEWS - nov 17, 2017

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (17) em Washington que a proposta brasileira de criar uma Iniciativa Sul-Americana…

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra
Brasil
0 shares22 views
Brasil
0 shares22 views

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra

CONEWS - nov 17, 2017

A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, acompanha o serviço de preenchimento da…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.