Header Ad

Programa 5S auxilia na organização de propriedades em Planalto Alegre

30 de novembro de -0001
18 Visualizações

Com o objetivo de orientar os trabalhadores rurais sobre a administração e gestão de suas propriedades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENARSC) promoveu recentemente o Programa 5S com produtores rurais da linha Top da Serra, em Planalto Alegre, no oeste do estado.

De acordo com a instrutora do SENAR/SC, Rosa Marina Segheto, foram ministrados conteúdos para que sejam implementadas técnicas de qualidade nas propriedades rurais. “O descarte, a organização, a limpeza, a saúde e a autodisciplina são fatores importantes para que o programa seja executado”, explicou.

Segundo Rosa, as principais dificuldades estão relacionadas com o apego dos produtores aos objetos e a maneira como a propriedade está organizada. “Trabalhamos com a mudança de comportamento e isso requer atitude e determinação por parte dos empresários rurais”, salientou.

Durante o programa os produtores aprendem a separar o útil do desnecessário e, a partir disso, descartar o que não é mais utilizado e separar os materiais de maneira ordenada. “Algumas sugestões são o uso de prateleiras, o painel de ferramentas, a mesa de trabalho e o local adequado para colocar os insumos”, esclareceu Rosa.

Segundo o supervisor do SENAR/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa, manter o local de trabalho limpo é uma das premissas para ter uma propriedade organizada. “Isso também interfere na saúde física e mental das famílias rurais. Uma propriedade limpa e organizada torna-se um ambiente saudável e consequentemente melhora a qualidade de vida do homem no campo”, salientou.

O treinamento foi dividido em teoria e prática, com comparação do antes e depois da aplicação do 5S em uma propriedade. “O curso foi adaptado para que as empresas rurais estejam dentro das exigências do mercado consumidor interno e externo”, complementou Rosa.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CRAS do município e o Sindicato Rural de Chapecó.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares32 views

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira

CONEWS - dez 15, 2017

O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação…

Brasil
0 shares28 views

Gilmar Mendes prevê dificuldades com fake news nas eleições de 2018

CONEWS - dez 15, 2017

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, previu que as eleições de 2018 serão um desafio para…

Brasil
0 shares34 views

Raquel Dodge se manifesta contra lei que deu status de ministro a Moreira Franco

CONEWS - dez 15, 2017

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer em que se manifesta contra a lei…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.