Header Ad

Começa a vacinação contra a aftosa no Brasil

30 de novembro de -0001
7 Visualizações

Começou oficialmente nesta quarta-feira (15/3), a vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Os estados do Amazonas e do Pará são os primeiros do calendário. Nessas áreas, todo o rebanho bovino e o bubalino deverá ser imunizado. A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que, no primeiro semestre deste ano, sejam imunizados 1,325 milhão de animais no Amazonas e 20,111 milhões no Pará.

No primeiro semestre de 2016, foram vacinados 985.634 animais no Amazonas. O número de bovinos e de bubalinos no Pará, também no primeiro semestre do ano passado, foi 19,939 milhões de cabeças.Têm especialistas da pecuária de corte que defendem a retirada da vacinação contra a febre aftosa no Brasil.

Sebastião Guedes, vice-presidente de Relações Internacionais da Pecuária de Corte (CNPC), é um deles. Para Guedes, a mudança de status do país para livre de aftosa sem vacinação já não era sem tempo. Ele acredita que o Brasil está preparado para tomar essa decisão após tantos anos de combate à doença. Não há focos em nenhuma região, diz. Segundo Guedes, o prosseguimento da vacinação prejudica o país ao onerar o pecuarista e travar o acesso da carne brasileira a mercados livres de aftosa, como o do Japão, que paga bem melhor o produto.

O assunto é vasto e complexo. Quero fazer uma reportagem grande e ouvir as opiniões dos que defendem o final de vacinação e daqueles que são favoráveis à sua continuidade.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares22 views

Sistema socioeducativo do Ceará continua violando direitos, diz CNDH

CONEWS - ago 18, 2017

Ausência de atividades educativas e a prática reiterada de tortura continuam fazendo parte da realidade do sistema socioeducativo do Ceará.…

Brasil
0 shares29 views

STJD decide que Palmeiras não terá torcida em sete jogos como visitante

CONEWS - ago 18, 2017

As torcidas organizadas do Palmeiras não poderão entrar nos sete próximos jogos que o time fizer como visitante na Série…

Brasil
0 shares32 views

Metalúrgicos fazem acordo com Ford para retorno de 80 trabalhadores demitidos

CONEWS - ago 18, 2017

Assembleia dos trabalhadores da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), aprovou hoje (18) o acordo firmado entre o Sindicato…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.