Header Ad

No Dia Internacional do Sono, confira orientações para dormir melhor

30 de novembro de -0001
21 Visualizações

O Dia Internacional do Sono é comemorado nesta sexta-feira (17). A data foi criada há dez anos para chamar a atenção sobre a importância do sono regular diário. Especialistas alertam que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade de tempo que a pessoa dorme.

O fisioterapeuta especialista no assunto, Lucas Albuquerque Crivellente, destaca que é preciso estar atento a vários detalhes relacionados a higiene do sono para não sofrer com os reflexos de uma noite ruim.

“O ideal é o local bem climatizado, arejado com a iluminação adequada, tem que estar escuro pra dormir, não pode ter barulho. Não olhar o celular na cama. As vezes vai dar mais uma olhadinha, quando vê já perdeu uma hora de sono e isso vai refletir no dia seguinte” explica Crivellente.

O especialista destaca que a apneia do sono é um dos maiores problemas enfrentados pelos brasileiros que sofrem com insônia “Existe a apneia obstrutiva do sono e apneia central do sono. No caso da apneia obstrutiva do sono é causado por desvio de septo nesse caso tem que ser feito uma correção cirúrgica muio difícil. Na apneia obstrutiva do sono, as pessoas sofrem com que a gente chama de desabamento dessa musculatura [região da garganta]. O fisioterapeuta trabalha com aparelho de pressão positiva que faz como se fosse uma tala em que abre essa obstrução e ajuda o paciente a respirar normalmente”.

Crivellente destaca que existe tratamento de graça na rede ´pública de saúde. “O SUS acompanha a apneia do sono, não tem todos os tratamentos elaborados, os mais especializados eles não estão disponívieis ainda, mas muitos tratamentos são oferecidos sim”

Atendimento de graça
O Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maria Aparecida Pedrossian (HU), há quase dois anos conta com o Centro de Medicina e Distúrbios Respiratórios do Sono, que fica no setor de pneumologia.

O laboratório foi o primeiro do Centro-Oeste e oferece atendimento de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O telefone para mais informações é (67) 3345-3149.

 

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares15 views

Picciani, Melo e Albertassi deixam prisão, mas têm bens bloqueados pelo TRF2

CONEWS - nov 17, 2017

A decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de mandar soltar os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e…

Brasil
0 shares15 views

Reunião para criar Iniciativa Sul-Americana de Segurança será na Argentina

CONEWS - nov 17, 2017

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (17) em Washington que a proposta brasileira de criar uma Iniciativa Sul-Americana…

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra
Brasil
0 shares22 views
Brasil
0 shares22 views

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra

CONEWS - nov 17, 2017

A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, acompanha o serviço de preenchimento da…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.