Header Ad

Técnico explica como receber o sinal de TV Digital na Grande Goiânia

30 de novembro de -0001
29 Visualizações

Moradores da Grande Goiânia cadastrados em programas sociais do governo federal já estão recebendo kits para receber o sinal de TV Digital. Isso porque o sinal analógico será desligado no próximo dia 31 de maio. O técnico em telecomunicações Guilherme Silva explica o que os telespectadores devem fazer para não ficar sem assistir televisão.
Segundo ele, com televisões mais modernas, basta conectar uma antena para receber o sinal. Mas garante que, quem não pode comprar um aparelho novo, basta investir em um conversor.
 

“É preciso adquirir uma televisão mais moderna, conectar uma antena que recebe sinal UHF, que vai receber o sinal de TV Digital. Agora, se quiser continuar com a televisão de tubo mais antiga, é preciso adquirir um conversor digital e conectar a antena UHF a este conversor”, disse.

O diretor de engenharia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, afirma que quem ainda não tem acesso à imagem em alta definição vai sentir uma grande diferença após a transição.
“Com a qualidade que a gente produz o conteúdo aqui nos nossos estúdios, isso agora o consumidor vai perceber que, quem ainda não está vendo o sinal digital HD agora vai ter nas suas casas um sinal com realmente muito mais qualidade de som e imagem”, disse.

A costureira Francisca Soares trabalha em frente a uma televisão antiga, que só recebe o sinal analógico. Ela afirma que vai correr contra o tempo para garantir uma imagem de boa qualiade. “Ou a antena, ou a TV de tela plana mais moderna, qualquer coisa. Eu não posso é ficar sem minha televisão”, disse.

Distribuição de kits
A Seja Digital, entidade responsável por operar a digitalização dos canais de televisão, começou no último dia 14 de febereiro a distribuir kits para famílias receberem o sinal de TV Digital em Goiânia. A distribuição de 266 mil aparelhos já acontece também em outras 28 cidades que terão o sinal analógico desligado no próximo dia 31 de maio (confira lista abaixo).
O kit é composto por uma antena, um conversor do sinal de TV e um controle remoto para ser utilizado em televisões mais antigas ou que não tenham receptor de sinal digital integrado. Tem direito aos aparelhos a população cadastrada em programas sociais do Governo Federal. Para solicitar o equipamento é necessário acessar o site da Seja Digital e informar o CPF ou Número de Identificação Social.
Para saber se tem ou não direito ao kit é necessário acessar o site ou ligar no telefone 147. Se estiver na lista o beneficiário pode escolher um dos 38 locais e informar o dia e horário que deseja retirar o kit. Após o cadastro, a Seja Digital pode entrar em contato com usuário para dar informações necessárias sobre como preparar a residência para a instalação do kit.
A dona de casa Maria das Graças de Souza mora na capital e já retirou o kit para instalar em casa.  “Eu liguei, foi rápido. Ele falou ‘já pode ir lá pegar’”, disse a dona de casa, que agora já está assistindo à programação da TV Anhanguera em alta definição.
O desligamento do sinal analógico está previsto para acontecer no próximo dia 31 de maio em Goiânia e nas cidades de Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares15 views

Picciani, Melo e Albertassi deixam prisão, mas têm bens bloqueados pelo TRF2

CONEWS - nov 17, 2017

A decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de mandar soltar os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e…

Brasil
0 shares15 views

Reunião para criar Iniciativa Sul-Americana de Segurança será na Argentina

CONEWS - nov 17, 2017

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (17) em Washington que a proposta brasileira de criar uma Iniciativa Sul-Americana…

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra
Brasil
0 shares22 views
Brasil
0 shares22 views

Cratera aberta em Petrópolis será fechada com 2,5 mil toneladas de pó de pedra

CONEWS - nov 17, 2017

A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, acompanha o serviço de preenchimento da…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.