Header Ad

Comissão aprova alteração de relação jurídica em entidade sem fins lucrativos

30 de novembro de -0001
47 Visualizações

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados

O deputado José Carlos Araújo apresentou parecer favorável ao projeto

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou projeto do deputado Simão Sessim (PP-RJ) que estabelece a não existência de relação de consumo entre membros de entidades sem fins lucrativos (PL 1618/15).

O relator, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), apresentou parecer favorável ao texto. O parlamentar apresentou apenas uma versão com uma nova redação para eliminar incertezas e insegurança jurídica no projeto.

“Tais redações podem indicar que não há relação de consumo entre as pessoas naturais reunidas para formar entidade de fins não econômicos. Mas podem também significar que não há relação de consumo entre pessoas jurídicas com fins não econômicos, algo que não parece ser o objetivo da proposição”, justificou Araújo.

O texto também acrescenta na legislação que as relações exercidas ou desenvolvidas entre as pessoas reunidas em associações e congêneres não são consideradas serviços. Atualmente, o Código de Defesa do Consumidor define serviço como atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das de caráter trabalhista.

Tramitação
O projeto, que tramita de forma conclusiva, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

RECOMENDAMOS

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal
Brasil
0 shares2 views
Brasil
0 shares2 views

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal

CONEWS - set 19, 2017

A proposta do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi aprovada por unanimidade. A emenda constitucional visa facilitar a prestação de contas…

Brasil
0 shares184 views

Projetos do setor do petróleo são variados e competitivos, diz diretor da ANP

CONEWS - set 19, 2017

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, disse que o Brasil está com…

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México
Brasil
0 shares50 views
Brasil
0 shares50 views

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México

CONEWS - set 19, 2017

Subiu para 92 o número de mortos no violento terremoto de magnitude 7 que sacudiu nesta terça-feira (19) a região…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.