Header Ad

Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar está com inscrições abertas

30 de novembro de -0001
55 Visualizações

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Os interessados têm até o dia 26 de maio para se inscrever no portal do Ministério da Educação (MEC) (http://melhoresreceitas.mec.gov.br).

Realizada pelo MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento, a iniciativa tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis nas escolas.

Serão selecionadas as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas, elaboradas pelos profissionais da alimentação escolar das unidades públicas de educação básica de todo o país.

De acordo com o regulamento, nesta edição, no momento da inscrição, além da receita, deverá ser cadastrada uma ação de educação alimentar e nutricional vinculada à receita elaborada, que promova a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

“As merendeiras ou os merendeiros devem preencher um formulário com informações pessoais, com os motivos pelos quais decidiram participar do concurso e o porquê da escolha da receita inscrita”, explica a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Adda Rondon.

Ela lembra ainda que na inscrição devem constar também o nome da receita, ingredientes, medidas caseiras ou medidas oficiais, descrição do modo e do tempo de preparo, rendimento em número de porções e inclusão de fotos.

O participante deverá também informar os dados do(a) nutricionista responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede de ensino e inserir uma atividade de educação alimentar e nutricional desenvolvida na escola, relacionada à receita cadastrada.

Edição anterior

No ano passado, Mato Grosso contou com duas representantes na etapa final nacional. Ingredientes tradicionais da gastronomia mato-grossense foram utilizados nas receitas finalistas, o que imprimiu personalidade às preparações.

A originalidade e sabores da lasanha de banana da terra, prato inédito criado especialmente para o evento pela merendeira Silvana Aparecida Gentil Ribeiro, da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida de Cuiabá, foram bastante elogiados.

A simplicidade dos insumos escolhidos e o sabor da torta de legumes da merendeira Nelsi Hoffmann Cassemiro, da Escola Municipal Futuro Brilhante, de Tangará da Serra, também agradou ao paladar.

Para ler o regulamento, acesse http://melhoresreceitas.mec.gov.br/.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail melhoresreceitas@fnde.gov.br. 

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares9 views

Anatel registra queda de 5,7% nas reclamações contra empresas de telecomunicação

CONEWS - nov 22, 2017

O  número de reclamações feitas em outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 5,7% na comparação com o mesmo…

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência
Brasil
0 shares16 views
Brasil
0 shares16 views

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência

CONEWS - nov 22, 2017

A participar hoje (22) da abertura do seminário de amizade Brasil-Itália, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu…

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional
Brasil
0 shares12 views
Brasil
0 shares12 views

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional

CONEWS - nov 22, 2017

Além da apresentação da programação do evento, que espera receber cerca de 40 mil representantes de diversas partes do mundo,…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.