Header Ad

Mostra e exposição abordam realidades de periferias latino-americanas

30 de novembro de -0001
28 Visualizações

A periferia latino-americana mostra seu talento no cinema e na fotografia hoje (6) no Rio de Janeiro. Além de uma mostra de filmes independentes e de baixo custo, a exposição fotográfica “Imagem Dá Margem” apresenta o cotidiano dos moradores da favela da Maré, na zona norte da capital fluminense, com personagens da história cultural da comunidade, sua arquitetura, paisagem e expressões populares.

O evento é gratuito e ocorre das 14h às 20h, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, zona sul. A iniciativa é do Projeto Audiovisual Maré, com patrocínio da Linha Amarela S.A. Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, através do incentivo da Lei Rouanet. A coordenação do projeto esteve no Uruguai e na Argentina em contato com produtores locais independentes que firmaram parcerias para a exibição dos filmes.

As fotografias foram produzidas por alunos que participaram da Oficina de Audiovisual Maré e ficarão expostas até o dia 20 deste mês. No último dia da exposição, será oferecida uma oficina de câmara escura para os alunos do projeto Audiovisual Maré e aberto a 20 pessoas do público em geral. A oficina consiste em abordagem das propriedades da luz e dos princípios da fotografia a partir da construção de um objeto ótico chamado Câmara Escura. A inscrição pode ser feita na página do Facebook -AudiovisualMare.

Programação da mostra

O filme África no Horizonte retrata um intercâmbio rítmico e cultural entre a música afro-brasileira e senegalesa. Comunidades da Maré, no Rio de Janeiro, e comunidades de Dakar, em Senegal, encontram-se na trajetória do músico historiador Garnizé, formando um cenário onde a etnicidade, a música e a juventude são os elementos principais desse grande encontro de realidades sociais.

Já El Hombre Nuevo (16h20) conta a história de Stephania, travesti nascida na Nicarágua e adotada por um casal de militantes de esquerda uruguaio em plena revolução sandinista. O documentário acompanha o reencontro da Stephania com seu país de origem e sua família.

A produção argentina El Perro Molina (17h50) é uma ficção sobre um criminoso em declínio que tenta segurar a qualquer custo, o respeito pela amizade e pela palavra comprometida.

O filme O Massacre (19h30) apresenta Renaud, um haitiano que se muda para o Brasil em busca de oportunidades. Após passar por traficantes de pessoas, abusos de policiais estrangeiros, ter vencido o horror e o medo, descobre, finalmente, que lugar ocupam os negros em nosso país.

Oficina Audiovisual Maré

Criada em 2016, a Oficina de Audiovisual Maré capacita jovens da Maré para ingressarem no mercado de trabalho na área do audiovisual. Os alunos aprendem como editar vídeo e áudio e a fotografar. A oficina oferece 20 vagas para alunos entre 14 e 29 anos, que são moradores do Complexo da Maré. A última turma terminou o curso em fevereiro de 2017. A ideia do Audiovisual Maré é proporcionar mudanças dando oportunidade de formação técnica e geração de renda para jovens moradores da comunidade.

RECOMENDAMOS

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal
Brasil
shares0 views
Brasil
shares0 views

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal

CONEWS - set 19, 2017

A proposta do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi aprovada por unanimidade. A emenda constitucional visa facilitar a prestação de contas…

Brasil
0 shares173 views

Projetos do setor do petróleo são variados e competitivos, diz diretor da ANP

CONEWS - set 19, 2017

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, disse que o Brasil está com…

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México
Brasil
0 shares50 views
Brasil
0 shares50 views

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México

CONEWS - set 19, 2017

Subiu para 92 o número de mortos no violento terremoto de magnitude 7 que sacudiu nesta terça-feira (19) a região…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.