Header Ad

Documentário sobre Stanley Kubrick encerra série dedicada ao diretor

30 de novembro de -0001
19 Visualizações

O diretor norte-americano, Stanley Kubrick, considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, faleceu em 1999, aos 70 anos. Em tributo, seu companheiro de trabalho, Jan Harlan, produziu o documentário Stanley Kubrick: Imagens de Uma Vida (2001). A obra será a última exibição do Ciclo Kubrick,  que acontece no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (09), às 19h.

Equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e administrado por meio de contrato de gestão com a Associação Cultural Cena Onze, o Cine Teatro realiza atividades diversas voltadas à democratiação da Cultura.

O Ciclo Kubrick faz parte destas ações e, desde março, vem exibindo algumas das melhores obras do cineasta americano para compor a programação. São elas: Uma Odisséia no Espaço (2001),  Lolita (1962), Doutor Fantástico (1964), Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975),  O Iluminado (1980),  Nascido Para Matar (1987) e De Olhos Bem Fechados (1999). 

Em Imagens de Uma Vida colegas de trabalho de Kubrick falam sobre o relacionamento com o diretor que, embora preferisse viver sozinho, foi presença marcante na vida de muitas pessoas. Ao todo são cerca de 50 depoimentos de atores, roteiristas, diretores, produtores, equipe técnica e familiares. Grandes nomes como Steven Spilberg, Wood Allen e Sydney Pollock também participam da gravação.

O filme começa contando sobre a infância de Kubrick e seu interesse pela fotografia, que acabou o levando para o cinema. Todos os filmes dirigidos por ele, ao todo 16, serão abordados durante o documentário, desde Fear and Desire, o primeiro, até De Olhos Bem fechados – concluído poucos dias antes de sua morte. Além de cenas inéditas de filmes caseiros, making of e entrevistas.

O projeto Encontros com Cinema é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso.

As sessões têm início com exposição de informações básicas sobre o filme programado. Ao final da projeção, os participantes serão estimulados a discutir sobre o filme em questão, trocando impressões e exercitando a prática de conversar sobre cinema. A curadoria e mediação estão sob os cuidados dos pesquisadores da área de cinema, Diego Baraldi e Ana Maria Souza.

A entrada para a exibição custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrada como taxa de manutenção dos equipamentos do Cine Teatro Cuiabá. 

Serviço – Exibição do filme Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida dentro do Ciclo Kubrick, nesta terça-feira (09), às 19h no Cine Teatro Cuiabá.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares18 views

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico descarta acionar térmicas mais caras

CONEWS - set 20, 2017

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, decidiu ontem (19), em reunião…

Câmara rejeita PEC que criava “distritão” para eleições de 2018
Brasil
0 shares18 views
Brasil
0 shares18 views

Câmara rejeita PEC que criava “distritão” para eleições de 2018

CONEWS - set 20, 2017

A Câmara dos Deputados rejeitou o trecho da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelecia o voto majoritário (conhecido…

Brasil
0 shares20 views

Grupo de trabalho definirá destino de peças religiosas apreendidas no século 20

CONEWS - set 19, 2017

Grupos religiosos de matriz africana solicitaram hoje (20), em audiência pública no Rio de Janeiro, a entrega de peças religiosas…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.