Header Ad

Governo garante manutenção da sede administrativa da Unemat em Cáceres

30 de novembro de -0001
93 Visualizações

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, garantiu a autoridades e à população de Cáceres (a 214 km de Cuiabá) que manterá a sede administrativa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município. O gestor do Executivo Estadual tem dito, reiteradas vezes, que não cogita transferir a sede da universidade para Cuiabá. A afirmação foi feita neste sábado (06.05), na ocasião do lançamento da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE).

“Esta decisão é baseada em fatores econômicos e leva em conta todo um contexto histórico. Temos um compromisso com o povo dessa cidade, que é desenvolver esta região, não só trazendo a indústria para cá como iremos fazer com a ZPE, mas promovendo também a educação”, disse Taques.

O governador lembrou que uma eventual transferência pode afetar o desenvolvimento econômico do município, e que é importante se ater ao quadro histórico da instituição. “A instalação da Unemat em Cáceres faz parte da memória de lutas e conquistas para expansão da oferta no ensino superior (graduação e pós-graduação), ampliando o acesso à universidade pública”.

A decisão da administração estadual adquiri relação com a preocupação do governo em garantir a continuidade do equilíbrio do sistema da Unemat, e em dar continuidade aos estudos focados nas melhorias como a ampliação do campus em Mato Grosso.

O deputado Dr. Leonardo também foi enfático ao dizer que não existe nenhuma possibilidade de transferência da sede administrativa de Cáceres para a capital mato-grossense. “Tenho a obrigação de ajudar o campus de Cáceres e o povo daqui, e manter a sede administrativa da Unemat aqui é uma forma de faze-lo”, destacou o parlamentar.

Dr. Leonardo acrescentou que é importante ver como todos podem ajudar a solucionar os eventuais problemas que possam surgir. “Não é transferindo a unidade de um lugar para o outro que iremos resolver problemas, temos que nos unir e ver o que podemos fazer para melhorar aquilo que sempre deu certo. Aqui é a casa da Unemat”.

Unemat

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres, que traz em sua história a marca de ter nascido no interior. Por meio do Decreto Federal Nº 89.719, de 30 de maio de 1984, foi autorizado o funcionamento dos cursos ministrados pelo Instituto. A expansão da instituição para outras regiões de Mato Grosso ocorreu na década de 90, com a abertura dos núcleos fora de Cáceres. O primeiro a ser criado foi o de Sinop, em 1990; os de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara, em 1991; Barra do Bugres e Colíder, em 1994; Tangará da Serra, em 1995; e Juara em 1999, entrando em efetivo exercício em 2001.

Em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei Complementar Nº 30, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), mantida pela Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Funemat), e transformou em campus os antigos núcleos pedagógicos. Em 10 de janeiro de 1995, o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso homologou e aprovou os Estatutos da Funemat e da Unemat por meio da Resolução Nº 001/95-CEE/MT, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso em 14 de março de 1996.

Hoje, a Unemat possui 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de Ensino a Distância. Cerca de 22 mil acadêmicos são atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas. Atualmente, a instituição conta com quatro doutorados institucionais, quatro doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais, um mestrado interinstitucionais (Minter) e cinco mestrados profissionais.

RECOMENDAMOS

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal
Brasil
0 shares5 views
Brasil
0 shares5 views

Senado aprova em segundo turno PEC do Simples Municipal

CONEWS - set 19, 2017

A proposta do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi aprovada por unanimidade. A emenda constitucional visa facilitar a prestação de contas…

Brasil
0 shares216 views

Projetos do setor do petróleo são variados e competitivos, diz diretor da ANP

CONEWS - set 19, 2017

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, disse que o Brasil está com…

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México
Brasil
0 shares51 views
Brasil
0 shares51 views

Sobe para 92 o número de mortos em novo terremoto violento no México

CONEWS - set 19, 2017

Subiu para 92 o número de mortos no violento terremoto de magnitude 7 que sacudiu nesta terça-feira (19) a região…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.