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Sinfra avança na construção de rotas alternativas e divulga mapa de desvios

30 de novembro de -0001
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Avançam os trabalhos de construção das rotas alternativas visando reduzir o futuro impacto das obras de duplicação das rodovias Helder Candia (MT-010) e Emanuel Pinheiro (MT-251), bem como da trincheira de 365 metros, que ficará localizada entre as estradas da Guia e da Chapada. As obras vão mudar a realidade do trânsito da região metropolitana de Cuiabá, em especial nas saídas para Rosário Oeste rumo ao Médio Norte, e para cidade turística de Chapada dos Guimarães. 

“Os desvios para facilitar a mobilidade urbana nesta região já estão sendo construídos. Os motoristas já perceberam que estamos colocando a sinalização rodoviária adequada, e inclusive pavimentando diversas vias por onde será desviado o trânsito de veículos. A nossa previsão é que a população comece a utilizar estes desvios daqui a duas semanas. Neste momento, estamos informando os cidadãos das proximidades sobre as necessárias intervenções que vão ocorrer, em especial na Estrada da Guia”, afirmou o superintendente de Obras da Sinfra, Diogo Menezes. 

Para facilitar o entendimento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) divulgou um mapa de desvios. Na arte, o cidadão conseguirá saber por onde deverá trafegar durante a execução das obras da trincheira e as duplicações. Nas novas rotas que servirão como desvios, a Secretaria já está fazendo os serviços de adequação, assim como de asfaltamento e sinalização vertical e horizontal.

Desvios 

A previsão é que ainda em maio os motoristas passem a utilizar estas rotas. O principal desvio ligará a Avenida República do Líbano, passando por dentro dentro do bairro Despraiado, até as proximidades do Colégio Plural na Estrada da Guia.

Já o acesso que liga a Avenida República do Líbano à estrada da Chapada, o desvio será feito por dentro do bairro Residencial Paiaguás. 

Outras rotas que também poderão ser utilizadas pelos motoristas são a da Avenida dos Florais, que ligando a MT-010 até próximo ao contorno da Fundação Bradesco (MT-010) na entrada do bairro Jardim Vitória, além do Rodoanel que dá acesso ao bairro Santa Rosa.

Duplicações e trincheira

A construção da nova trincheira, que estará localizada no entroncamento das duas pistas estaduais (MT-251/010), terá 365 metros de comprimento com 7.311 m² no total. Serão investidos um pouco mais de R$ 20 milhões na obra, que deve começar nos próximos meses. Os recursos são do Prodestur, programa ligado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

Paralelo à obra da trincheira, o Governo de Mato Grosso também está executando a obra de duplicação de 4,9 km da ‘Estrada da Guia’. Nesta primeira etapa, a Sinfra tem realizado a reconstrução da atual pista localizada no perímetro urbano de Cuiabá, e também a limpeza das margens da via.

A duplicação da Estrada da Guia segue o mesmo conceito da que é executada nos 3,6 km da Estrada da Chapada (MT-251), do entroncamento com a MT-010 (Atacadão) ao trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco). Ou seja, pista duplicada com ciclovia ao centro.

Orçada em pouco mais de R$ 30 milhões em recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a expectativa da Sinfra é concluir a obra da Estrada da Guia até o final de 2018.

Nos dois casos, serão duas pistas com três faixas de rolamento com 3,5 metros de largura, ciclovia localizada no canteiro central, e cinco metros de calçada em cada lado da via. Além disso, serão construídas rotatórias para melhorar o trânsito nestes locais.

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