Header Ad

Vem Pra Arena celebra aniversário de Mato Grosso com vasta programação

30 de novembro de -0001
29 Visualizações

A cultura regional é ainda mais reverenciada no Vem Pra Arena de maio, edição que celebra os 269 anos de Mato Grosso. Shows, intervenções, oficinas e projetos de inclusão social por meio da arte enriquecem a programação. E além de dezenas de atrações regionais, a vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz, se apresenta pela primeira vez em Cuiabá, no sábado (13). As festividades se estendem ao domingo (14). O Vem Pra Arena é uma ação do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). 

A programação é dedicada a vários ritmos e manifestações populares. No sábado, o grupo local Raízes do Samba, dá início aos shows às 17h30. Na sequência, os cururueiros do Tradição Cuiabana do Coxipó, encantam o público com uma das manifestações culturais cuiabanas mais expressivas, seguidos do rasqueado de Roberto Lucialdo. Para os amantes do sertanejo, a jovem dupla Vitor e Wagner apresenta suas canções e interpretam músicas do repertório regional, embalados a rasqueado e lambadão.  

Depois, é a vez do Grupo Chalana, de Cáceres, com o espetáculo Brasil, Brasileiro, que revela à plateia a pluralidade cultural de nosso Estado por meio de um compilado de danças típicas de várias regiões de Mato Grosso. A apresentação antecede o show de Tulipa Ruiz, marcado para as 22h.

A cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê. Produzido por Gustavo Ruiz – irmão, guitarrista, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos – o repertório de Tulipa continua pop e mantém ecos solares, mas está do começo ao fim, feito para dançar. É um álbum para se deixar levar.

A sonoridade está ainda mais encorpada, em faixas com forte presença de metais e sopros, com arranjos de Marcio Arantes e Jacques Mathias. Mas também tem canção para dançar a dois, colado. É uma pista particular para todas as cabeças e gerações. Dancê recebeu em 2015 um Grammy Latino, na categoria “melhor álbum pop contemporâneo” e foi considerado pela Apple Music como o “melhor álbum rock pop de língua portuguesa”.

Ainda no sábado, rola mais programação em outros espaços do Vem Pra Arena, como o “Mundo Criativo” – com food trucks e tendas dedicadas à economia criativa – e Palco Praça com programações que ocorrem simultaneamente ao palco principal. Às 17h, tem atividade física com zumba. Depois, tem Karaokê Show pra o público soltar a voz. Às 19h30 haverá show com o cantor e compositor Caio Mattoso, seguido pela Folia de Reis de Cáceres que realiza intervenção no solo em frente ao palco. Por fim, tem rock com a banda Rhox.  

Várias outras ações serão desenvolvidas em outros espaços, como a oficina e apresentação de teatro com Carlão dos Bonecos, que começa às 17h. Neste mesmo horário será ofertada oficina de brinquedos reciclados ministrada por equipe do Sesc, em parceria com a Superintendência da Economia Criativa. Índios da aldeia pareci Wazare, de Campo Novo do Parecis participam da grande festa em manifestação cultural. O Vem pra Arena será também ponto de encontro de capoeiristas da Capoeira Vip e de cosplayers de Cuiabá e Várzea Grande. Nos dois dias haverá ainda, exposição de Humberto Espíndola. 

Domingo

No domingo, as atividades ocorrem no Mundo Criativo e no Palco Praça. Às 17h tem aula de Zumba, seguido do Karaokê Show. Já às 20 horas sobe ao palco, a cantora de pop rock, Allane Carvalho, de Sinop. Pra finalizar, às 21h, Guapo apresenta repertório à base de chamamés e rasqueados.

Domingo também é dia de Cine Arena, com curadoria de Luiz Marchetti e co-curadoria de Caio Augusto Ribeiro, a partir das 18h30. O Vem pra Arena vai reunir ainda, colecionadores de LPs, que integram a Feira do Vinil, o projeto Inclusão Literária, de Clóvis Matos.

Confira a programação:

Sábado 13/05

Palco Principal

17h30 – Raízes do Samba

18h30 – Cururu Tradição Cuiabana

19h – Roberto Lucialdo

20h – Victor e Wagner

21h – Grupo Chalana

22h – Tulipa Ruiz

Intervenções

A partir das 17h

Oficina e apresentação teatral com Carlão dos Bonecos

Oficina de brinquedos reciclados com o Sesc MT

Índios da etnia pareci, da Aldeia Wazare, Campo Novo do Parecis

Capoeira Vip

Encontro de Cosplay

Exposição de Humberto Espíndola: Desenhos e Projetos

Palco Praça

17h – Zumba

18h – KaraoKê Show pra o público soltar a voz

19h30 – Caio Mattoso

20h30 – Folia de Reis de Cáceres

21h – Rhox

Domingo 14/05

Palco Praça

17h – Zumba

19h – Karaokê Show

20h – Allane Carvalho

21h – Guapo e Banda

Intervenções

A partir das 17h – Oficina de Brinquedo do Sesc, Feira do Vinil e Projeto Inclusão Literária

A partir das 18h30 – Cine Arena

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares14 views

Anatel registra queda de 5,7% nas reclamações contra empresas de telecomunicação

CONEWS - nov 22, 2017

O  número de reclamações feitas em outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 5,7% na comparação com o mesmo…

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência
Brasil
0 shares16 views
Brasil
0 shares16 views

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência

CONEWS - nov 22, 2017

A participar hoje (22) da abertura do seminário de amizade Brasil-Itália, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu…

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional
Brasil
0 shares12 views
Brasil
0 shares12 views

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional

CONEWS - nov 22, 2017

Além da apresentação da programação do evento, que espera receber cerca de 40 mil representantes de diversas partes do mundo,…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.