Header Ad

Torneio Leiteiro começa nesta quinta-feira em Vila Rica

30 de novembro de -0001
26 Visualizações

Em comemoração ao 31º aniversário do município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), começa, nesta quinta-feira (11.05), o 5º Torneio Leiteiro. Com a participação de animais da raça girolanda, nas categorias vacas e novilhas, o evento ocorre no Parque de Exposições do Sindicato Rural. As competições serão realizadas três vezes ao dia, com a ordenha nos períodos matutino, vespertino e noturno. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem das comemorações, que ocorrem até o dia 14 de maio.

Na sexta-feira (12.05), a programação começa a partir das 5 horas, com a ordenha das vacas e o dia segue com rodada de palestras sobre melhoramento animal, inseminação artificial e o plantio de seringueira no município. O Torneio Leiteiro faz parte do calendário de festas do município e já se tornou um importante instrumento para o intercâmbio de informações entre os produtores. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Alisson Fernando Rubio, informa que os técnicos da empresa serão responsáveis pela fiscalização da ordenha.

No torneio leiteiro e 2016, o pecuarista Ananias Correa, com animal inscrito na categoria vaca, venceu o torneio com a produção de 34,5 quilos de leite por dia. O produtor Manoel Didora ganhou com o animal na categoria novilha, produzindo 24 quilos de leite por dia. O técnico Alisson explica que a média de produção do último torneio foi de 290 quilos de leite por dia com duas ordenhas. Ele acredita que esse ano a expectativa é aumentar a produção em 20%.

Com uma produção de 38 mil litros de leite por dia, o município possui um plantel de 16 mil vacas. O sistema de criação de bovinos utilizado é o extensivo, ou seja, o animal recebe pouca ração e utiliza mais a pastagem como alimentação. Conforme Alisson, o torneio identifica animais com potencial produtivo, divulga novas tecnologias, permite ampliar a bacia leiteira e maior integração dos produtores de leite.

O evento é promovido pela Prefeitura de Vila Rica, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural e apoio do comércio local. Durante os quatro dias, os visitantes vão contar com uma programação artística, esportiva, cultural e agropecuária.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares14 views

Anatel registra queda de 5,7% nas reclamações contra empresas de telecomunicação

CONEWS - nov 22, 2017

O  número de reclamações feitas em outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 5,7% na comparação com o mesmo…

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência
Brasil
0 shares16 views
Brasil
0 shares16 views

Maia pede mais diálogo com parlamentares antes de votar reforma da Previdência

CONEWS - nov 22, 2017

A participar hoje (22) da abertura do seminário de amizade Brasil-Itália, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu…

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional
Brasil
0 shares12 views
Brasil
0 shares12 views

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional

CONEWS - nov 22, 2017

Além da apresentação da programação do evento, que espera receber cerca de 40 mil representantes de diversas partes do mundo,…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.