Header Ad

Nelson Nery Junior destaca responsabilidade da advocacia para a construção do Direito no país

30 de novembro de -0001
44 Visualizações

    Citado em mais de 650 mil acórdãos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 2 mil no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado e consultor jurídico Nelson Nery Junior é um dos mais importantes exemplos brasileiros da importância da advocacia para a construção da jurisprudência no país.

    Mestre, doutor e livre-docente em Direito, ele avaliou os princípios fundamentais do novo Código de Processo Civil durante o congresso promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    Em Cuiabá, Nelson Nery Júnior ressaltou a importância da advocacia para a construção do Direito no Brasil. “Quem faz chegar as teses ao STJ e STF são os advogados, porque se não se apresenta o recurso, a tese não chega lá, então é muito interessante e de muita responsabilidade o trabalho da advocacia”, ressaltou.

    Crescido em uma família de magistrados, ele afirma sentir tranquilidade ao afirmar que, infelizmente, ainda existe um preconceito por parte dos juízes, que acham que advogados e promotores são “menores” que eles. Da mesma forma, lembra que os promotores também agem da mesma forma em relação à advocacia.

    “Juiz acha que advogado é mal preparado, é picareta, confunde o advogado com a pessoa do cliente. Se você é advogado de alguém que cometeu um crime, um advogado criminal, o juiz acha que você é o traficante, o assassino… Esse tipo de coisa é difícil de combater porque é cultural”, comentou.

    Contudo, Nelson Nery Junior faz questão de destacar que ao cumprir sua função, levando as teses aos tribunais superiores, existe sim uma grande responsabilidade da advocacia para a construção, não apenas na jurisprudência, mas do próprio Direito

Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares18 views

Inscrições para o Fies no segundo semestre começam hoje

CONEWS - jul 25, 2017

As inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano começam hoje (25). Serão oferecidas 75…

Brasil
0 shares19 views

Copom inicia hoje reunião para definir taxa de juros; Selic pode cair para 9,25%

CONEWS - jul 25, 2017

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia hoje (25), em Brasília, a quinta reunião do ano…

Brasil
0 shares46 views

Morre fundador da Editora Três em São Paulo

CONEWS - jul 24, 2017

O fundador da Editora Três e criador da revista Istoé, Domingo Alzugaray, 84 anos, morreu hoje (24) no Hospital Sírio…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.