Header Ad

Sesc participa do circuito alternativo da Flip pelo oitavo ano consecutivo

30 de novembro de -0001
139 Visualizações

Em seu oitavo ano de programação regular ininterrupta, dos quais cinco anos em espaço próprio, o Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do Sesc Paraty, participa das atividades paralelas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorrerá naquele município da Costa Verde fluminense, a partir de amanhã (26) até o dia 30.

A programação do Sesc, totalmente gratuita, faz parte do circuito alternativo da Flip. Ela será distribuída entre a Casa de Cultura Sesc Paraty e a sede administrativa, ambas no centro histórico, e a nova unidade batizada Sesc Caborê, situada a cerca de 15 minutos, que funcionará por enquanto em instalações provisórias. A informação foi dada hoje (25) à Agência Brasil pelo gerente do Centro Cultural Sesc Paraty, Marcos Rego.

“Quando a gente chegou a Paraty há cinco anos e percebeu que havia uma carência, uma necessidade de novos equipamentos, a gente viu que o prédio que havia adquirido inicialmente no Largo de Santa Rita, cartão-postal principal da cidade, não conseguiria dar conta de toda a demanda que estávamos identificando no espaço”, disse Marcos Rego. O Sesc adquiriu então, em área próxima do centro histórico, um terreno de 28 mil metros quadrados, no bairro Caborê, às margens do Rio Perequê-Açu, em região remanescente de Mata Atlântica.

Brennand

O espaço abrigará, durante a Flip, uma programação-teste. Há teatro para 150 pessoas, tendas geodésicas que abrigam programações pontuais e experimentais. Nesse espaço, duas exposições significativas estarão abertas durante a Flip e já vêm despertando o interesse do público. Uma delas envolve, pela primeira vez na cidade, a apresentação das obras do escultor pernambucano Francisco Brennand que, aos 91 anos, “está inquieto e produzindo muito”, salientou o gerente o Centro Cultural Sesc Paraty.

Toda a região da Costa Verde, incluindo ainda o município paulista de Cunha, têm tradição da arte cerâmica. O núcleo criado ali na década de 1970 inspirou a formação de outros artistas que estão agora “dialogando” com Brennand em outra exposição, denominada Tripolar, porque reúne a produção de Cunha, de Paraty e regiões adjacentes, informou Rego.”Na verdade, o que a gente está fazendo é dialogando com o que é produzido na serra e no mar. Ao mesmo tempo que as pessoas estão conhecendo o novo espaço físico da Unidade Sesc Caborê, elas têm o deleite de olhar a cerâmica contemporânea brasileira em um nível muito alto”.

A ideia é construir no terreno de 28 mil metros quadrados um novo centro cultural que tenha uma relação forte com a questão da sustentabilidade, em termos até pedagógicos, indicou o gerente. Ao mesmo tempo em que há preocupação com a conservação dessa área sensível para a cidade, o Sesc pretende oferecer no local equipamentos de ponta, avançados. O projeto prevê a construção ali de um teatro, cinema, galerias de arte, salas para cursos de formação na área artística, com educação ambiental permanente. O desafio é oferecer para a cidade histórica e interiorana de Paraty, que é também internacional, os avanços da modernização, sem agredir o meio ambiente e fazendo as novidades circularem, por outros estados do país, disse o gerente.

Além das duas exposições, a Unidade Sesc Caborê oferecerá ao público, durante a Flip, apresentações musicais, de teatro, dança e duas mesas temáticas. Uma delas envolve o escritor Raimundo Carrero e a outra o lançamento do Diário de Brennand e exibição de documentário sobre o escultor. Para as crianças, haverá oficinas, contação de histórias, narração, embaixo de uma mangueira centenária.

Outras atividades agendadas são a apresentação do mestre em ciranda e maracatu, o instrumentista Siba, no dia 27, a partir das 18h, e o espetáculo Tim Maia 70, idealizado pelo grupo Ôncalo, de São Paulo, que vai circular pela Avenida Beira Rio. O show dos jovens músicos será apresentado diariamente, às 17h, com releituras e arranjos originais de canções que ficaram famosas na voz do cantor carioca.

Centro Cultural

Os restantes 11 cafés literários ocorrerão no Centro Cultural Sesc Paraty, além de pocket shows e leituras dramatizadas. Outra novidade desta edição da Flip, que será feita na sede administrativa do Sesc Paraty, situada na Rua da Matriz número 20, é a apresentação do acervo do Sesc São Paulo, com destaque para os livros eletrônicos ou e-books, com autores focados em edições de arte. “Vai ser uma pegada muito interessante para o público”, explicou Marcos Rego.

No Centro Cultural Sesc Paraty, haverá ainda de quinta a sábado, das 10h às 13h, a oficina “Desenho e Narrativa”, a cargo do quadrinista Rafael Coutinho. A atividade pretende estimular os participantes a descobrirem novas formas de entender o universo das histórias em quadrinhos. Os jovens cantores Diogo Moraes, Caio Prado e Daniel Chaudon se apresentarão ao público nos dias 28, 29 e 30, respectivamente, a partir das 16h, além de se reunirem no palco no dia 27, às 20h30, com o espetáculo Não recomendados, cuja intenção é provocar os padrões de comportamento da sociedade.

A programação do Sesc Paraty na 15ª Flip será aberta no dia 27, às 10h.

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares6 views

Temer: se reforma da Previdência não for votada este ano, será no início de 2018

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer disse neste domingo (10) que a reforma da Previdência será aprovada, se não em 2017, "no…

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso
Brasil
0 shares23 views
Brasil
0 shares23 views

Senado fará esforço concentrado para votar propostas às vésperas do recesso

CONEWS - dez 10, 2017

Às vésperas do recesso legislativo, que oficialmente começa no dia 23, os próximos 10 dias úteis de trabalho no Senado…

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina
Brasil
0 shares25 views
Brasil
0 shares25 views

Brasil deixou recessão para trás, diz Temer na Argentina

CONEWS - dez 10, 2017

O presidente Michel Temer declarou neste domingo (10) que a economia do Brasil deixou a recessão para trás com a…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.