Header Ad

Canadá, EUA e México conseguem avanços em negociação para atualizar Nafta

30 de novembro de -0001
39 Visualizações

Os governos do México, dos Estados Unidos (EUA) e do Canadá conseguiram avanços durante a quinta rodada de negociações para atualizar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

As informações foram divulgadas nessa terça-feira (21) pela Secretaria de Economia do México, que sediou a rodada, a primeira sem a presença dos ministros dos três integrantes do bloco.

Apesar disso, os chefes de negociação, segundo o governo mexicano, reafirmaram o compromisso de avançar em todas as áreas, com o objetivo de finalizar a negociação o mais rápido possível.

As conversas, que começaram na última sexta-feira (17) em 30 grupos técnicos, foram concluídas com avanços, informou a Secretaria de Economia do México em comunicado, sem explicar em que setores os governos conseguiram entrar em acordo durante o diálogo.

Entre os pontos mais polêmicos está um pedido dos EUA de aumentar o conteúdo regional na produção de automóveis de 62,5% para 85%, sendo 50% do total de origem americana.

Outra cláusula controversa é a batizada como “sunset”, que prevê a revisão, a cada cinco anos, do acordo e o fim do pacto caso um dos países-membros não concorde com as novas negociações.

A próxima rodada de conversas ocorrerá entre 23 e 28 de janeiro do próximo ano em Montreal, no Canadá. No entanto, as equipes de cada país continuarão trabalhando em reuniões em Washington, marcadas para dezembro.* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

RECOMENDAMOS

Brasil
0 shares32 views

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira

CONEWS - dez 15, 2017

O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação…

Brasil
0 shares28 views

Gilmar Mendes prevê dificuldades com fake news nas eleições de 2018

CONEWS - dez 15, 2017

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, previu que as eleições de 2018 serão um desafio para…

Brasil
0 shares34 views

Raquel Dodge se manifesta contra lei que deu status de ministro a Moreira Franco

CONEWS - dez 15, 2017

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer em que se manifesta contra a lei…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.