Header Ad

Puigdemont será preso se regressar à Espanha

30 de novembro de -0001
23 Visualizações

Carles Puigdemont, presidente destituído da Catalunha, afirmou que pretende continuar na Bélgica, onde está com quatro de seus ex-conselheiros desde a aplicação do Artigo 155 da Constituição Espanhola, que os destituiu e suspendeu temporariamente a autonomia da região. Se voltarem a Espanha, os políticos serão presos.

Ontem (5), o juiz do Supremo Tribunal espanhol suspendeu a Euroordem (ordem europeia de prisão e entrega) contra os políticos, que foram para a Bélgica por afirmar que não teriam um julgamento justo na Espanha. Eles são acusados dos crimes de rebelião, insurreição, peculato, entre outros, por suas ações durante a tentativa de independência da Catalunha.

Além de Carles Puigdemont, a decisão afeta Antonio Comín, Lluís Puig, Meritxell Serret e Clara Ponsatí. Apesar da euroordem ter sido suspensa, as ordens de detenção espanholas seguem vigentes. Desta forma, se voltarem à Espanha, eles serão detidos.

Em uma coletiva à imprensa, em Bruxelas, Puigdemont disse que “a estratégia do foco internacional, de nos colocarmos nas mãos de uma justiça independente e de podermos nos defender em liberdade, de poder fazer isso com o respeito e a dignidade que os companheiros presos não tiveram, era a estratégia adequada, útil”.

Ainda de acordo com Puigdemont, a suspensão da euroordem deixa claro que se trata de um julgamento político.

Tanto Puigdemont como os quatro ex-conselheiros que estão em Bruxelas já manifestaram, nas últimas semanas, a intenção de regressar à Espanha para se candidatarem às eleições regionais de 21 de dezembro, agendadas pelo governo central espanhol, após a aplicação do Artigo 155.

Em última instância, caso um dos políticos catalães na Bélgica vença as eleições, teria de voltar à Espanha para assumir o mandato, situação em que seria detido.

Ontem foi o primeiro dia da campanha eleitoral na Catalunha, que começou com quatro candidatos presos e cinco exilados.

 

RECOMENDAMOS

Leilão de linhas de transmissão de energia deve gerar investimentos de R$ 8,7 bi
Brasil
0 shares9 views
Brasil
0 shares9 views

Leilão de linhas de transmissão de energia deve gerar investimentos de R$ 8,7 bi

CONEWS - dez 15, 2017

O leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizado hoje (15) na empresa B3, antiga BM&F Bovespa, na capital…

Brasil
0 shares10 views

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida

CONEWS - dez 15, 2017

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar…

Brasil
0 shares13 views

Marun se diz um soldado de Temer ao assumir Secretaria de Governo

CONEWS - dez 15, 2017

O novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB-MS), tomou posse do cargo nesta sexta-feira (15), no Palácio do…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.