Updated : nov 22, 2021 in Programas Educacionais

Tabela INSS 2022 Atualizada

Você, trabalhador, já se perguntou qual valor será descontado do seu salário e repassado ao INSS em 2022? Essa informação é muito importante para alguns trabalhadores e você só fica sabendo de quanto é esse desconto através da tabela INSS 2022 atualizada. Na tabela INSS 2022 atualizada encontram-se todas as faixas salariais com as suas devidas porcentagens, assim, é possível calcular o quanto será descontado do salário.

A tabela INSS foi criada pelo próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para orientar o trabalhador que quer saber sobre o desconto em seu salário. Esse desconto é repassado e recolhido pelo INSS e geralmente muda todo ano. Saiba também sobre o Minha Casa Minha Vida 2022 e as condições para conseguir um imóvel.

Devemos ressaltar que esse desconto é feito de acordo com a porcentagem de cada salário e varia bastante de valor. A tabela INSS 2022 atualizada tem justamente essa função: mostrar ao trabalhador essas variações de descontos. Nela, você encontra a faixa salarial e a porcentagem do desconto. Para saber o desconto, basta fazer o cálculo com base no seu último salário.

A tabela INSS 2022 atualizada serve muitas vezes para proteger o trabalhador. O salário recebe descontos que podem ser complicados de entender. Com a tabela INSS 2022 atualizada, ele se protege até de empresas mal intencionadas que praticam atos ilícitos descontando valores abusivos dos salários de seus funcionários. Os valores dessa tabela são exatos e precisos.

Uma coisa é bem clara para o trabalhador: quanto maior o salário, maior será o desconto. Porém, diversas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça como, por exemplo, “O que é contribuir para o INSS?”, “Esse dinheiro é utilizado por eles em qual finalidade?”, “Sou obrigado a ter meu salário descontado?”

Aqui neste post, você obterá todas essas informações.

Tabela INSS 2022 Atualizada: O que é essa contribuição?

Essa pergunta, com certeza, já passou pela cabeça de alguns trabalhadores. Afinal, o que é esse desconto feito no salário e que vai direto para o INSS. O que eles fazem com o dinheiro? Vamos entender melhor.

O INSS é o órgão do governo que paga todas as aposentadorias e benefícios para os trabalhadores que contribuem. Essa contribuição mensal (desconto) é feita exclusivamente para garantir o pagamento das aposentadorias para esses trabalhadores.

O trabalhador que contribui para o INSS tem diversos benefícios adicionais e eles lhe são assegurados por lei. Confira a lista abaixo:

  • O trabalhador tem direito a receber auxílio em caso de doença ou acidente em que tenha que se ausentar do trabalho;
  • Recebimento de aposentadoria por tempo de serviço;
  • Recebimento de aposentadoria em caso de invalidez;
  • O trabalhador recebe normalmente a pensão em caso de morte;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família;
  • O trabalhador recebe o 13º salário;
  • Auxílio para reabilitação profissional.

Tabela INSS Atual (2022)

Você pode acessar o site da Previdência Social clicando aqui e conferir a tabela INSS 2022 atualizada.

Vamos deixar a tabela aqui neste post caso você queira fazer a sua consulta rapidamente. Confira logo a seguir:

A tabela do ano de 2022 ainda não foi divulgada. Sabemos que ela se tornará pública em breve para poder ser consultada por qualquer trabalhador.

Fique atento ao nosso blog diariamente, pois assim que a tabela for divulgada, atualizaremos as informações.