Updated : jan 23, 2020 in Programas Educacionais

Saiba quais as principais vantagens e desvantagens de ser PJ

O mercado de trabalho se divide em duas categorias: a de Pessoa Jurídica e a de Pessoa Física. Os negócios independentes têm crescido muito e cada vez mais pessoas estão optando por este meio mais independente. Mas afinal, quais os dois lados desta atuação? Saiba a seguir quais as principais vantagens e desvantagens de ser PJ:

Vantagens

Imposto de Renda

Você deve saber que o Imposto de Renda é obrigatório e deve ser declarado anualmente. A vantagem para PJ é que o valor dele não será descontado mensalmente e ele também não pagará outras taxas referentes. Não sabe se você precisa declarar o IR? Confira o IRPF 2022 e fique por dentro de tudo!

Salário

Outro ponto positivo muito importante para quem está pensando em se tornar PJ e começar a prestar serviços, é o salário que chega a ser em 50% superior ao do trabalhador que exerce seu cargo com a carteira assinada.

Sem contar que, como você conferiu no ponto anterior, o trabalhador PJ não será descontado da maioria dos impostos da carteira de trabalho, ficando com o salário bruto muito superior a expectativa.

Seguro Desemprego

Para quem acha que trabalhar como PJ deixa o trabalhador descoberto pelas leis trabalhistas, vale lembrar que ele tem direito sim a alguns benefícios, como por exemplo o seguro desemprego.

Quando o funcionário é dispensado de seu cargo sem prestação de justa causa por parte do empregador, ele pode solicitar o recebimento do seguro, que funciona como uma auxilio temporário para quem acabou de ficar desempregado.

FGTS

Outro recurso muito importante que o PJ também terá acesso é o Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS). Este benefício funciona como um conta inacessível que fica disponível para o trabalhador em algumas situações.

No caso da demissão sem justa causa, o PJ também poderá ter o valor do seu FGTS liberado para saque e aproveitar este direito como o trabalhador que exerce suas funções através da carteira assinada.

Desvantagens

Risco

A independência de trabalhar como PJ pode, por vezes, ser um ponto negativo, pois já que não gera vínculo empregatício, o funcionário estará por conta própria e terá ele mesmo que lidar, assim como ser responsável, por taxas e impostos.

Tempo de contribuição

Diferente de quem atua como Pessoa Física, a Pessoa Jurídica irá precisar de muito mais tempo de contribuição para conseguir algumas regarias bancárias, como por exemplo, empréstimo, crédito na praça, entre outros recursos.